Home > Notícia

Empreender desde cedo: piloto mirim conta as iniciativas que o levaram à vitória

image
09/08/2019

 

É possível, com apenas 10 anos de vida, ter histórias comoventes para contar? Ser um piloto de kart e contabilizar 32 pódios na carreira? Preferir conhecer crianças em situação de vulnerabilidade na África do que ir para a Disney? Chico Neto mostra que sim. Além dessas conquistas, o garoto inspirou a criação de um instituto que leva o seu nome, através do qual auxiliou um grande amigo à voltar para as pistas de corrida.

Chico Neto estará no Start Now, evento de inovação e empreendedorismo que será realizado em João Pessoa, dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Convenções da Paraíba. Através de um bate-papo com um mediador, Chico Neto contará o que faz dele um menino diferente.

Quando alcançou os pés no acelerador de um kart, aos sete anos, aprendeu a pilotar e transformou a brincadeira em seu esporte predileto. Em 2018, foi destaque nacional: participou de 35 corridas e subiu ao pódio 32 vezes. Mas, durante a temporada, começou a sentir a ausência de colegas que deixaram de participar. Quando soube que a falta de recursos afastou seus amigos das pistas, entre eles, Pietro Nalesso, confessou sua tristeza aos pais, Jaílson e Natália Nascimento, e perguntou se haveria alguma solução. Juntos, eles encontraram a saída: fundaram uma instituição pela qual apoiam atletas que não conseguiriam seguir na carreira esportista com recursos próprios.

O Instituto Chico Neto Racing foi fundado em 2018. Proporcionou o retorno do amigo Pietro aos treinamentos e apoia atletas de diversos esportes, em cinco estados brasileiros. Formou parceria com a ONG Fraternidade sem Fronteiras, depois que Chico conheceu a realidade de crianças iguais a ele, na África. O piloto mirim foi atraído ao problema assistindo vídeos pela Internet, junto com seu pai. Planejaram visitar a África e organizar uma assistência às crianças daquele continente.

Em João Pessoa, além do apoio aos atletas, o Instituto Chico Neto Racing auxilia a Casa da Criança com Câncer e realiza projetos solidários. Por essas ações, o piloto foi homenageado pela Confederação Brasileira de Automobilismo, outorgando-o representante oficial do esporte junto às causas sociais; e recebeu, em 2019, a Comenda Talento Esportivo da Câmara Municipal de João Pessoa.

Durante o Start Now, Chico Neto, acompanhado de seu pai, irá mostrar que o empreendedorismo está presente em cada etapa de sua história – uma história cujo futuro é promissor. Nas corridas, na solidariedade, na escola, em casa, com os pais e os dois irmãos, nos projetos, todas as atividades exigem qualidades de um empreendedor.

O Start Now vai reunir mais de 15 palestrantes em dois dias de imersão em inovação e empreendedorismo. Uma oportunidade para conhecer o piloto Chico e outros casos de sucesso.

 

Foto: Chico Neto com Viviane Senna, irmã de Ayrton Senna

Top